Sem categoria

Internos do Lar dos Idosos de Silvânia começam a receber terceira dose da vacina contra a Covid-19

A secretária municipal da Saúde de Silvânia, Marlene Oliveira, confirmou nesta terça-feira, 31, que os internos do Lar dos Idosos de Silvânia (LIS) vão receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19. A aplicação do reforço do imunizante deve acontecer nesta quarta-feira, 01 de setembro.

Os idosos residentes no LIS foram imunizados contra a Covid-19 nos meses de janeiro (1ª dose) e fevereiro (2ª dose), com a vacina Coronavac, logo no início da campanha de vacinação em Silvânia.

No dia 25 de agosto, o Ministério da Saúde anunciou que o reforço com a terceira dose seria aplicado em idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos) a partir do dia 15 de setembro. No mesmo dia, o governador Ronaldo Caiado garantiu que Goiás iria começar a aplicação da dose extra nos idosos que residem em abrigos do Estado já nesta semana.

Orientações

O Ministério da Saúde orientou a aplicar o reforço preferencialmente com Pfizer, mas também poderão ser utilizadas a vacina da AstraZeneca e Janssen. O público-alvo são idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos).

A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.

Os pacientes “imunossuprimidos” incluem por exemplo, pessoas com câncer, pessoas vivendo com HIV, transplantados e outros com o sistema imune fragilizado, o que deixa o paciente mais suscetíveis a infecções.

*Com informações do G1 Goiás

Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde