Sem categoria

Filha de leopoldenses é destaque na Seleção Brasileira de Vôlei Sentado que disputa as Paralimpíadas de Tóquio

Uma jovem que morou em Leopoldo de Bulhões é uma das atletas brasileiras que está disputando as Paralimpíadas em Tóquio, no Japão, na modalidade Vôlei Sentado.

Atualmente morando em Goiânia, Jani Freitas Batista, hoje com 35 anos, filha de Sebastiana Freitas Batista e Otacílio Joaquim Batista, nasceu em Alvorada do Norte mas morou em Leopoldo de Bulhões com o seu pai Otacílio, que sempre morou na cidade onde era conhecido como Tacilinho, irmão do Inácio Batista, Tonzinho, Salomão, pastor Dimas.

Jani Freitas Batista conheceu o vôlei após um grave acidente de carro em 2006, aos 21 anos, quando precisou amputar a perna esquerda. Ela disse que depois do acidente teve a oportunidade de ser uma atleta profissional.

A trajetória no vôlei sentado começou em Goiânia, na Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO), onde conheceu José Guedes, atual técnico da seleção brasileira feminina de vôlei sentado, responsável por lhe apresentar o mundo do esporte para a pessoa com deficiência.

E as quadras do Centro-Oeste do país significaram o início de uma carreira marcada por momentos históricos.

Em 2012, Jane participou de sua primeira Paralimpíada, em Londres, conquistando ao lado da seleção brasileira o quinto lugar do ranking. Quatro anos depois, em 2016, os jogos do Rio trouxeram uma emoção ainda maior: a conquista da medalha de bronze.

Na ocasião Jani disse: “Mais uma vez, fiz parte dessa história. É inexplicável estar no pódio e ouvir o seu hino”.

Na terça-feira, 30, a Jani entrou na quadra e teve vitória brasileira no vôlei sentado feminino: Brasil 3 x 1 Itália.

O Brasil se classificou para as semifinais com três vitórias em três jogos.

*Por Célio Silva, com informações da Radio Visão FM, de Leopoldo de Bulhões

Fotos: Reprodução/Instagram