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Sem recadastramento, 3 mil aposentados inativos e pensionistas do Governo de Goiás podem ter benefício suspenso

Em Goiás, mais de 40% dos beneficiários previstos para o período de 1º de julho a 31 de agosto de 2021 não fizeram o recadastramento anual obrigatório dos aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. O levantamento foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Goiás Previdência (GoiasPrev), após 60 dias da retomada do serviço, suspenso em março de 2020 devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

Um cronograma foi elaborado de acordo com o mês de aniversário do segurado, de forma a regularizar os cadastros até janeiro de 2022. Segundo a Gerência de Cadastro, Auditoria e Junta Médica Previdenciária da Goiasprev, 7.623 beneficiários, aniversariantes dos meses de janeiro e de julho, deveriam ter feito o recadastro até 31 de agosto de 2021. No entanto, apenas 4.561 compareceram para a atualização cadastral e 3.062 (40,16%) deixaram de agendar ou comparecer para atualizar seus dados nos postos de atendimento na capital e nos municípios goianos.

Previsto na Lei Complementar nº 161/20, o recadastramento anual obrigatório foi criado com o objetivo de evitar pagamentos indevidos (por exemplo, óbitos não identificados e fraudes). A regularização no prazo determinado garante o recebimento dos benefícios, evitando o bloqueio de pagamento do segurado.

De acordo com o diretor de Militares e Relacionamento com o Segurado, tenente-coronel José Lemos da Silva Filho, a partir deste ano o prazo para apresentar a prova de vida, que antes era de 80 dias, passa a ser de 60 dias (mês do aniversário mais o mês subsequente), seguindo o mesmo prazo dos servidores ativos. Segundo o diretor, a previsão é de que até o mês de janeiro de 2022 sejam regularizados os cadastros de aproximadamente 71 mil segurados (civis e militares) da previdência estadual. 

Conforme o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido da Silva, o cronograma foi pensado de acordo com os números de segurados e pontos de atendimento para evitar aglomerações. “Para maior segurança do beneficiário e da instituição, a Goiasprev elaborou um calendário para 2021, contando com o multiatendimento da instituição e a parceria da Secretaria da Administração (Sead), por meio das unidades do Vapt Vupt e do Ipasgo, somando 123 postos de atendimento em todo o Estado”, ponderou.

Gilvan ressalta, ainda, a importância de os segurados da previdência estadual ficarem atentos aos prazos fixados no calendário, publicado no site da Goiasprev e divulgado semanalmente em todos os canais de comunicação da instituição, considerando que a irregularidade implica em bloqueio dos benefícios e consequentes transtornos para o segurado e para a instituição.

Fonte: Diário de Goiás

Foto: Divulgação/GoiasPrev