Sem categoria

Goiás tem alerta de perigo para baixa umidade do ar e pode ter chuva a partir de sexta-feira na região sudoeste

Goiás tem alerta de perigo para baixa umidade do ar e pode ter pancadas de chuvas isoladas a partir de sexta-feira (10) na região sudoeste. Segundo um meteorologista, pode chover em Chapadão do Céu, Lagoa Santa e Caçu. Por causa do tempo seco que atinge o estado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dicas de como amenizar os impactos (veja abaixo).

Segundo a chefe regional do Instituto, Elizabete Alves, a chegada da frente fria vai melhorar a umidade do ar e aliviar o calor, porém, a previsão é que isso aconteça na região sudoeste de Goiás e dure até domingo (12).

“Vai melhorar a umidade e baixar a temperatura aliviando o calor, mas será rápido e pode trazer somente aumento de nuvens com possibilidade de chuva na região mais central. Na região sudoeste pode ocorrer pancadas de chuva rápidas e isoladas”, contou.

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou que apesar de ter possibilidade de chuva em Chapadão do Céu, Lagoa Santa e Caçu, ainda não há expectativa que chova em outras regiões de Goiás.

“Nós temos uma frente fria que vai estar se deslocando e por volta do dia 10 ela estará atuando no Mato Grosso do Sul e nossos prognósticos demonstram que pode gerar pancadas de chuvas isoladas no extremo sudoeste. Para o restante do estado, nós não estamos tendo prognóstico de chuva”, contou.

Alerta de perigo

De acordo com o boletim o Inmet, que foi divulgado na tarde desta segunda-feira (6), a umidade relativa do ar está variando entre 20% e 12%. O alerta de perigo vale para as regiões central, leste, sul, norte e noroeste de Goiás.

Segundo o instituto, a baixa umidade pode ocasionar risco de incêndios florestais e também à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O instituto divulgou dicas de como como amenizar os reflexos do tempo seco, são eles:

  • Beba bastante líquido;
  • Atividades físicas não são recomendadas;
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

*Por Danielle Oliveira

Fonte: G1 Goiás

Foto: Murillo Velasco/G1