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Estudo aponta que escolas de tempo integral tiveram uma pontuação 63% maior no Ideb em Goiás

Enquanto as escolas de tempo parcial em Goiás tiveram pontuação média de 4,7 em 2019, as escolas de tempo integral tiveram média de 5,3 no mesmo ano é o que aponta um estudo do Instituto Sonho Grande e Instituto Natural baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A pesquisa mostrou ainda que as escolas de tempo integral tiveram uma pontuação 63% maior do que as escolas regulares.

Além disso, os institutos observaram que as escolas convertidas em Centros de Ensino em Período Integral (Cepi) entre 2017 e 2019 tiveram maior crescimento no índice. As escolas regulares apresentaram, em média, um aumento de 8% no Ideb 2019, em relação ao Ideb 2017, enquanto as escolas que se transformaram em Cepis cresceram 28% no mesmo período.

Os alunos das escolas de tempo integral também obtiveram melhor desempenho em Língua Portuguesa e em Matemática nas provas do Ideb. Nas escolas regulares, a média foi 285 e 283,2 respectivamente. Já nas escolas de tempo integral, a média foi 300,9 e 299,9, respectivamente.

Escolas de tempo integral na rede estadual de Goiás

Na rede pública estadual de ensino de Goiás há, atualmente, 164 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), com jornada escolar de 9 ou 7 horas diárias. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está trabalhando para ampliar esse número e atrair mais estudantes para esse modelo, conforme metas do Plano Nacional de Educação e Plano Estadual de Educação.

Somente em 2021, a rede estadual implantou mais 15 Cepis. Os planos nacional e estadual de Educação prevêem a oferta de ensino em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, atendendo, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica pública, até 2024.

*Por Luiza Lopes

Fonte/Foto: Jornal Opção