Sem categoria

Adesão à vacinação reduz mortes por Covid em 80,9%, no Brasil

Avanço de vacinação contra Covid-19 no Brasil reflete em queda de internações e mortes pela doença. A imunização total para quase 36% dos brasileiros resulta em queda de mais de 80,9% da média móvel de mortes desde o pico da letalidade no país.

No auge das mortes, em 12 de abril, a média móvel estava em 3.015 óbitos diários pela infecção. O mesmo parâmetro estava em 597 óbitos por dia na última quarta-feira (15). Os dados são do consórcio de imprensa.

As informações ainda revelam que em uma semana, houve redução na média de óbitos em 12 unidades federativas do Brasil e outros cinco se mantiveram estáveis. A média móvel de casos ficou abaixo dos 15 mil, patamar semelhante a 20 de maio de 2020, quando foi de 14.647 novas confirmações diárias.

Nesta semana, a taxa de transmissão (Rt) do coronavírus no Brasil teve redução para 0,81, menor índice desde novembro de 2020, quando estava em 0,68, de acordo com o Imperial College de Londres. O índice confirma a tendência de queda das duas semanas anteriores e é um dos principais parâmetros para medir a evolução epidêmica do Sars-CoV-2,

Recusa de vacinação

O Brasil é uma das nações com menor taxa de recusa vacinal, entre 2% e 4%. Ou seja, dos que podem ter acesso à vacinação, apenas um pequeno grupo se nega a receber a imunização. Em outros países o problema da recusa é maior. Nos Estados Unidos, em estados como Texas ou Mississippi a recusa vacinal chega a 40%.

Mesmo com dados que trazem esperança em relação ao combate a Covid-19, vale lembrar que o Brasil começou a vacinar sua população tardiamente. Isso deixa o país em desvantagem quando comparado a outras nações como Portugal (82% de imunizados), Uruguai (73%) e Chile (72%).

Comparação de mortalidade

Em relação as mortes, quando comparado com outras nações, a situação pandêmica do Brasil se mostra melhor. O país possui 2,46 mortes por milhão de habitantes, considerando uma média dos últimos sete dias.

Já os EUA têm 5,4 mortes por milhão, por exemplo. Israel, 3,7 mortes por milhão. No Reino Unido, a taxa é ligeiramente menor: são 2,02 mortes por milhão de habitantes de acordo com informações do site Our World in Data, que usa dados oficiais dos governos.

*Por Igor Caldas

Fonte: Mais Goiás

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil