Sem categoria

Prefeito de Silvânia anuncia que Colégio José Pascoal da Silva será transformado em unidade militar de ensino

Em um vídeo publicado em suas redes sociais nesta segunda-feira, 20 de setembro, o prefeito de Silvânia, Dr. Geraldo Santana, ao lado do deputado estadual Bruno Peixoto, anunciou que será criado no município um Colégio Militar, que deve ser implantado no prédio do Colégio Professor José Pascoal da Silva.

A informação sobre a instalação do Colégio Militar foi confirmada pelo deputado Bruno Peixoto, líder do governador Ronaldo Caiado na Assembleia Legislativa. Segundo ele, o projeto de lei que cria um Colégio Militar em Silvânia, de autoria do deputado Humberto Aidar, aprovado pela Alego em 2016, foi levado ao governador, que autorizou a instalação da unidade militar de ensino no município.

Bruno Peixoto garantiu que o projeto que transforma o Colégio José Pascoal da Silva em Colégio Militar foi entregue à secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, para que ele seja executado.

Histórico

No início de 2016, o governo de  Goiás anunciou a transformação de dez escolas estaduais em colégios militares. Os colégios passariam a ser militares a partir de 2018.

Com essa determinação do Governo de Goiás, o então deputado estadual Humberto Aidar elaborou um projeto de lei em que o colégio Estadual José Pascoal da Silva, em Silvânia, seria transformado em Colégio Militar, logo que a construção de sua nova sede fosse concluída. Depois de ser aprovado na Assembleia Legislativa, em novembro de 2016, esse projeto  foi apresentado ao então prefeito Zé Faleiro.

Em 2017, com base em parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), o governador Marconi Perillo vetou parcialmente os projetos que criavam novos colégios militares em Silvânia, Anápolis, Morrinhos e São Miguel do Araguaia. O veto foi derrubado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e os deputados mantiveram a criação das unidades escolares.

Foto: Reprodução/Instagram