Sem categoria

CNH Social abre inscrições para mais de 5 mil vagas em Goiás

O programa CNH Social está com inscrições abertas para mais de 5 mil vagas em Goiás. O projeto é destinado para pessoas de baixa renda que querem obter, adicionar ou mudar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita. Esta é a 5ª etapa da ação no Estado e as inscrições devem ser feitas no site do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) até o dia 18 de outubro.

Cada pessoa poderá se candidatar em apenas uma das modalidades do programa, dividido em Estudantil, Urbana e Rural. Para se inscrever, é necessário atender os critérios estabelecidos em edital, entre eles ter Cadastro Único para os programas sociais do governo federal (CadÚnico) ativo.

Os contemplados receberão isenção de taxas como inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento da prova teórica, agendamento do exame prático, exame médico e psicológico.

Segundo o Governo Estadual, 5% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência. Tal grupo também se absterá de pagar pela junta médica. Por meio de parcerias com os Centros de Formação de Condutores (CFCs), serão oferecidos ainda o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes gratuitos.

Quem pode se inscrever no programa CNH Social em Goiás

Na modalidade Estudantil do programa CNH Social, poderão se candidatar jovens de 18 a 25 anos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública estadual de Goiás. Nesta modalidade, um dos critérios de desempate será a nota média apurada pela Secretaria de Educação (Seduce).

Nas modalidades Urbana e Rural, poderão concorrer moradores de cidades e da zona rural, respectivamente. Os interessados devem saber ler e escrever, ter idade igual ou superior a 18 anos e atender aos critérios estabelecidos pelo Código Brasileiro de Trânsito e pela Lei Estadual 20.834/2020.Os candidatos não podem ter praticado, nos últimos 12 meses, infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.

CNH Social em Goiás no próximo ano

Com a 5ª etapa, o programa já totalizou 17 mil vagas. Outras 22.020 vagas serão oferecidas no próximo ano. Em 2022, a ação será dividida em três etapas, sendo 6 mil vagas entre janeiro e maio e 10.020 em setembro.

*Por Jéssica Santos

Fonte: Mais Goiás

Foto: Detran/RS