Sem categoria

IF Goiano confirma retorno de atividades presenciais em outubro

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) informou que se prepara para retomar, gradualmente, as atividades presenciais a partir do mês de outubro. Segundo a instituição, a retomada vai obedecer ao plano de Contingência para Covid-19 e os Protocolos de Retorno às Atividades Presenciais, e cada unidade deverá elaborar seu próprio calendário a partir de 1º de outubro, quando passa a vigorar a portaria que normatiza a medida, divulgada nesta quarta-feira (22).

A instituição declarou ainda que a volta das atividades acadêmicas está condicionada ao das atividades administrativas presenciais e, portanto, “deve observar diversos indicadores de risco de disseminação da Covid-19 na região de cada campus”.

Porém, o que está definido até o momento é que as aulas teóricas deste semestre em curso (2021/1) permanecerão remotas, sem atividade presencial, até o término do semestre em 6 de novembro. Hoje, o IF Goiano tem 1,4 mil servidores e 20 mil estudantes em todo o estado.

Flexibilização de horários marca volta de atividades presenciais do IF Goiano

De acordo com o IF Goiano, a realização das atividades administrativas presenciais seguirá diversas regras. “Entre elas, a flexibilização de horários – mantida a carga horária diária e semanal prevista em lei – e a ocupação de 30% de servidores em cada ambiente, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada agente”, informou.

Num primeiro momento, adiantou o IF Goiano, a instituição fica aberta e terá disponível laboratórios de informática, redes de internet e outros ambientes, “priorizando estudantes que tenham dificuldade de acesso às atividades presenciais.”

O reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, reforça que o retorno será gradual e um processo de aprendizado. “Mas o mais importante, é garantir a segurança de todos”, concluiu.

*Por Ton Paulo

Fonte: Mais Goiás

Foto: Divulgação