Sem categoria

Prefeito eleito de Águas Lindas de Goiás é investigado por compra de voto

O prefeito eleito de Águas Lindas de Goiás, Lucas de Carvalho Antonietti (Podemos), é alvo de uma investigação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) por compra de voto. O órgão requereu a suspensão da diplomação e a cassação dos mandatos dele e do vice, Jorge dos Santos Amaro, alegando que a compra do voto era feita através da distribuição de R$ 30 mil em combustível.

As investigações mostram que o candidato acertava previamente com o posto de combustível que poderia ser abastecido nos veículos de eleitores e eram entregues vales-combustíveis ao coordenador de campanha do candidato. Os vales eram entregues a eleitores que iam ao estabelecimento para receber o combustível. De acordo com o que foi apurado, o valor dado aos eleitores era de até R$ 50.

A promotora responsável pelo caso, Tânia DAble Rocha de Torres Bandeira, ressaltou na ação que o prefeito eleito não indicava nos vales-combustíveis as placas dos veículos autorizados a abastecer. Além disso, não havia orientação para os responsáveis pelos postos para que as placas fossem informadas, o que, na opinião de Tânia, tinha o objetivo de burlar a fiscalização da justiça eleitoral.

“Esse modus operandi, como se sabe, é um forte indício de que os abastecimentos ocorreram mediante uso de verbas obtidas em caixa 2”, disse a promotora. “Assim, torna-se obscuro não somente o gasto eleitoral realizado com tais abastecimentos, assim como a origem dos valores destinados a custear esse gasto, caracterizando a conduta conhecida como caixa dois”.