Sem categoria

Começa na segunda-feira campanha de vacinação contra a raiva em Silvânia

Começa na segunda-feira, 27 de setembro, a campanha de vacinação contra a raiva animal em Silvânia. O objetivo é imunizar todos os animais domésticos acima dos seis meses de idade contra a doença, que pode ser fatal para cães e gatos.

De acordo com o Núcleo de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de vacinação antirrábica em 2021 é uma iniciativa do próprio município, que há 21 anos não registra casos da doença.

Os primeiros animais a serem imunizados serão do meio rural, onde a doença pode ter maior incidência e transmissão. A campanha terá início na região do Cruzeiro do Bom Jardim, no posto de saúde, das 08:30 às 12:00 horas, na próxima segunda-feira, dia 27.

A vacinação no meio rural segue até o dia 10 de novembro e só depois de finalizada, os animais domésticos do meio urbano serão imunizados.

No total, cerca de oito mil cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva em Silvânia.

O que é raiva?

Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

É uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%. Em alguns países está erradicada, como no Japão, Antártida e Reino Unido, em outros está apenas controlada, no entanto animais silvestres também podem transmitir o vírus. Daí a necessidade de sempre haver campanhas de prevenção.

Qual a importância da vacina antirrábica para seu pet?

A raiva é uma doença facilmente contraída, principalmente, por animais que vivem em locais com diversos exemplares silvestres. Aqueles pets que viajam para locais como sítios e fazendas ou qualquer outro local que os deixam vulneráveis também correm um grande risco —, daí a importância da vacina antirrábica ser administrada anualmente, visto que lhes dará total proteção contra essa doença potencialmente fatal.

Além disso, manter o pet devidamente vacinado contra a raiva é uma maneira de manter a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que é transmitida para os seres humanos.

Como é transmitida a raiva?

A transmissão da raiva ocorre por meio de mordidas, lambidas ou machucados causados por mamíferos infectados. Apenas o contato com a pele do animal infectado não oferece riscos. A maioria das transmissões da doença ocorre por cães ou morcegos.

Entre seres humanos a transmissão ocorre por intermédio de doação de órgãos quando o doador está infectado. No entanto, esses casos são raros e ainda mal documentados.

Quando a vacina antirrábica deve ser aplicada nos animais?

A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.

Em gatos, a administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço deve ser também anualmente.

*Com informações do site Cães e Gatos 24 horas

Fotos: Reprodução/Internet