Sem categoria

Polícias de todo o país deflagram força-tarefa para proteger o idoso

Polícias Civis de todo o país deflagram hoje a Operação Vetus II para combater a violência contra idosos. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ação terá continuidade ao longo das próximas semanas, com a atuação de profissionais de segurança que vão se debruçar sobre as denúncias recebidas pelos canais oficiais e instaurar inquéritos relacionados a esses crimes.

Serão focadas denúncias do Disque 100, canal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e de ouvidorias locais. O trabalho também prevê a instauração e a conclusão de inquéritos, visitas a abrigos e residências de vítimas, além de cumprimento de mandados e de medidas protetivas.

A violência contra o idoso é crime que pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa. Uma crueldade que não pode ser ignorada. “Milhares de denúncias serão apuradas”, diz o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Realizada em 2020, a Operação Vetus I apurou mais de 13 mil denúncias e resultou na prisão de mais de 570 agressores em todo o país.

*Por Ana Maria Campos

Fonte: Correio Braziliense

Foto: Reprodução/Internet