Sem categoria

Enel realiza mutirão de manutenção da rede elétrica na zona rural de Orizona

A Enel Distribuição Goiás realizou, nesta semana, dois grandes mutirões de manutenções na rede elétrica da zona rural de Orizona. A iniciativa é parte do compromisso assumido pela companhia com o Sindicato Rural e a Prefeitura do município, após reuniões com representantes das entidades, e dão sequência às ações iniciadas em dezembro.

Na oportunidade em que dialogaram, produtores rurais apresentaram fortes cobranças no que diz respeito as constantes interrupções no fornecimento de energia, problema que há anos gera grandes prejuízos para o setor no interior do estado.

Ao todo, cerca de 20 equipes trabalharam, nos dias 18 e 19 de janeiro, na correção de anomalias da rede, como substituição de isoladores quebrados, cruzetas podres e cabos deteriorados, podas de árvores e limpezas de faixas de servidão. O objetivo é garantir a qualidade da energia distribuída na região, que é conhecida como uma das maiores bacias leiteiras do Estado. 

O gerente da Regional Morrinhos da Enel Distribuição Goiás, Fernando Caldas, explica que nos dois dias de mutirão, as equipes trabalharam em 210 postes, que formam 24 quilômetros de rede elétrica, e corrigiram 630 pontos com defeitos na zona rural. “É um trabalho grandioso, que impressiona pela quantidade de veículos e pessoas trabalhando ao mesmo tempo. A manutenção em forma de mutirão evita que sejam feitos vários desligamentos, porque vamos para determinada região e fazemos todos os serviços necessários de uma só vez”, esclarece. 

Além dos mutirões, a companhia está realizando, desde dezembro, manutenções, inspeções e análises em todos os circuitos que atendem clientes de Orizona. Caldas acrescenta que já foram identificados e trocados transformadores que estavam com sobrecargas, feitas manutenções em equipamentos telecontrolados, e também podas e limpezas de faixas em pontos onde a vegetação estava em contato com a rede e provocando desligamentos. Ainda segundo o gerente, as manutenções seguirão sendo realizadas ao longo deste ano. 

Ainda para 2021 estão previstas importantes obras estruturais para Orizona, como a construção de um novo vão de saída de linha na Subestação Orizona, para conectar dois quilômetros de novas redes de média tensão. “Com essas obras, o sistema elétrico ganhará mais flexibilidade e teremos mais opções para manobras em casos de falhas, visando reduzir tempo de afetação e o número de clientes impactados. Também será possível atender novos clientes ou solicitações de aumento de carga”, ressalta o gerente. 

Neste ano também serão instalados mais quatro equipamentos telecontrolados no município. Esses aparelhos são comandados remotamente, pelo Centro de Operações em Goiânia, e permitem ações imediatas em casos de falhas na rede. Com eles é possível retomar o fornecimento de energia, nos casos em que não há nenhum dano estrutural, ou identificar e isolar o ponto com defeito, deixando o menor número possível de clientes sem o serviço até que os reparos necessários sejam realizados. Entre 2017 e 2020, a empresa instalou outros 22 equipamentos telecontrolados no município, que já estão em operação. 

Adicionalmente, serão instalados dois novos bancos reguladores de tensão nas redes que atendem Orizona, para garantir a confiabilidade da energia fornecida. “Com esses equipamentos, vamos atender a outra solicitação dos clientes da região, que relatam oscilações nos níveis de tensão. Os reguladores vão garantir a confiabilidade da energia fornecida aos clientes tanto da área urbana, quanto da zona rural”, finaliza Fernando. 

Fonte: Orizona Em Foco

Foto: Diretoria de Comunicação/Enel Distribuição Goiás