Sem categoria

Operação da Polícia Civil em Silvânia desarticula esquema de fraude em emplacamento de veículos

As Polícias Civis de Goiás e do Distrito Federal deflagaram nesta sexta-feira (12/11) a Operação Réplica. Os policiais tentam desarticular uma organização criminosa suspeita de atuar em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, na confecção e fornecimento de placas falsas para veículos furtados e roubados. De acordo com a força-tarefa, o grupo seria o elo entre ladrões de carros e motos com os responsáveis pela clonagem dos automóveis. Seis pessoas foram presas.

A Operação Réplica cumpriu 26 mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva em Brasília (DF), Luziânia, Silvânia e Vianópolis. “Os autuados foram interrogados, recolhidos e recambiados à Casa de Prisão Provisória (CPP) de Luziânia por determinação da magistrada responsável pelo caso e permanecerão à disposição da Justiça”, informa a Polícia Civil goiana. 

 De acordo com a força-tarefa, as corporações de Goiás e do Distrito Federal são responsáveis por investigações diferentes contra os mesmos suspeitos. “Na verdade, são duas famílias que possuíam elo no crime e atuavam em conexão, transportando placas veiculares para Luziânia.” 

Investigados

Segundo os policiais, uma das famílias investigada, formada por pai, filho e nora, “produzia placas para fornecimento em Luziânia, bem como atender a demanda de criminosos também do Distrito Federal”. “Já a família de Luziânia, formada por tia e sobrinhos, também atuava na confecção de placas, ainda que utilizasse empresas credenciadas junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e estabelecidas na cidade.” 

O outro envolvido no suposto crime preso preventivamente é servidor da Prefeitura de Silvânia. Ele ocupa o cargo de superintendente de Trânsito da cidade, sendo o responsável pelo recebimento de placas irregulares e pelo fornecimento de matrizes alfanuméricas para a confecção de placas de motocicleta ainda no padrão cinza, anterior ao emplacamento branco e azul, padronizado em todo o Mercosul [Mercado Comum do Sul].

*Por Augusto Diniz

Fonte: A Redação

Foto: Divulgação/Polícia Civil