Sem categoria

Passagem de frente fria provoca chuvas mais intensas em Goiás

A passagem de uma frente fria oriunda do Paraguai pode provocar chuvas mais intensas em todas as regiões de Goiás, inclusive na capital goiana, a partir desta quinta-feira (18/11). A movimentação da frente fria está formando um corredor de umidade, por isso, segundo a previsão, as pancadas de chuvas tendem a ser mais volumosas com rajadas de ventos e raios. É o que afirma o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

O meteorologista André Amorim, gerente do Cimehgo, afirma que a ocorrência da frente fria que atinge o Estado deve provocar grande volume de chuvas irregulares até o fim de semana. Amorim ainda explica que a possibilidade de queda de granizo, no entanto, é muito baixa. “Pelo fato do clima estar úmido”, explica. 

Em comparação com o período chuvoso do ano passado, entre os meses de outubro e dezembro, as chuvas já registradas neste ano apresentam maior volume de água, mesmo ainda sendo irregulares e localizadas. No entanto, ao analisar os prognósticos climáticos para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2022, esse aumento do volume de chuva tende a ficar abaixo da tendência esperada. “Com isso, podemos esperar um período de estiagem mais severo para o próximo ano”, destaca Amorim.

*Por Ludymila Siqueira

Fonte: A Redação

Foto: Reprodução/Internet