Sem categoria

Silvaniense Iranildo Espíndola retorna às competições internacionais do Tênis de Mesa neste final de semana na Argentina

O atleta paralímpico silvaniense Iranildo Espíndola retorna neste final de semana, em Buenos Aires, na Argentina, às competições internacionais do Tênis de Mesa. Na capital Argentina, ele disputa a Copa Tango, que é uma etapa do Circuito Mundial.

Iranildo, medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio em 2016, retorna a uma competição internacional depois de mais de dois anos.

Focado em conquistar uma vaga para os jogos de Paris em 2021, o silvaniense voltou aos treinos recentemente e, no TMB Platinum, em Uberlândia (MG), em setembro, ganhou a medalha de prata em sua categoria.

Para disputar a Copa Tango, na Argentina, Iranildo Espíndola teve que se desdobrar em busca de apoio financeiro. Sua participação na competição acontece graças ao apoio da JK Agro, Móveis Complemento, Prefeitura de Silvânia, Posto União, Posto Miranda, Tá na Mão Materiais para Construção, Sementes WB e Mais Colchões.

Brasil na Copa Tango

A tradicional competição acontece em Buenos Aires, na Argentina, e conta com a presença de 13 brasileiros, entre eles, os medalhistas paralímpicos da Rio 2016, Guilherme Costa e Iranildo Espíndola (ambos da classe M2) e os destaques do Aberto da França, Lucas Carvalho (M9) e Sophia Kelmer (F8).

Além deles, o país vai ser representado por Juliana Christina Silva (F2); Thais Severo (F3); Raiza Silva (F5), Ecildo Lopes (M4), Eziquiel Babes (M4), Paulo Henrique Fonseca (M7), João Nascimento Junior (M8), Claudio Massad (M10) e Alexandre Alfon (M10).

Na equipe brasileira,  destaque para os atletas da classe 2, Iranildo Espíndola e Guilherme Costa. Os medalhistas de bronze da Paralimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, vão para a primeira participação em competições internacionais no ciclo para Paris 2024.

A dupla, que ficou parada por um ano e meio por conta da pandemia, voltou às competições no TMB Platinum em Uberlândia (MG) em setembro. No torneio, eles fizeram a decisão da classe 2 do torneio nacional, em que Costa se deu melhor diante do amigo e colega de categoria.

A competição, organizada pela Federação Argentina de Tênis de Mesa, segue até o próximo domingo e conta com as disputas individuais e por equipes. Ao todo, sete países serão representados no evento.

*Por Célio Silva, com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

Foto: CBTM