Sem categoria

Goiás é o 5º Estado com mais mortes de gestantes por covid-19 em 2021

Goiás é o quinto Estado brasileiro com mais mortes de gestantes vítimas da covid-19. Segundo a última divulgação do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, ao menos 74 mulheres grávidas perderam suas vidas em decorrência da doença provocada pelo novo coronavírus.Ao todo, 84 gestantes morreram por algum tipo de Síndrome Respiratória Aguda Grave no território goiano. No entanto, há nove casos não especificados e um em investigação.

No Brasil, foram 1.055 mortes de gestantes causadas por covid-19 em 2021. A região com mais registros foi a Sudeste – o Estado de São Paulo lidera a lista com 197 óbitos, seguido de Rio de Janeiro (120), Minas Gerais (114), Paraná (82) e, em quinto lugar, Goiás (74). Na região Centro-Oeste, a lista é liderada pelos goianos, que registraram mais da metade do total de mortes entre gestantes pelo novo coronavírus (137). 

A maioria das grávidas mortas pelo vírus, no País, estava no terceiro trimestre da gestação. A faixa etária mais vulnerável foi das mulheres entre 30 e 39 anos de idade, com 549 mortes das 1.055. Em relação à cor da pele, as pardas ficaram em primeiro lugar entre as vítimas, representando 486 óbitos. Os dados são todos relacionados aos números nacionais.

Variante de Preocupação

O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, datado do dia 26 de novembro, ainda traz alerta sobre a variante Ômicron – que não teve qualquer caso notificado no Brasil até o momento, mas foi confirmada em pelo menos 14 países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Botsuana, Canadá, Dinamarca, Escócia, Holanda, Hong Kong, Israel, Itália, Portugal, Reino Unido e República Tcheca.

De acordo com o MS, o monitoramento da vigilância epigenômica foi fortalecida para monitorar possíveis casos de Ômicron no território brasileiro. Isto porque nem todos os laboratórios de sequenciamento genético pertencem à Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. Por isso, muitos resultados podem ter sido notificados apenas aos Municípios, Estados ou, até mesmo, ainda não terem sido informados a nenhum ente do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em relação às variantes predominantes no País, há uma certa paridade entre as notificações da Gamma (22.955) e da Delta (19.021). No universo de casos confirmados da cepa Gamma, Goiás é o quarto Estado com mais registros (2.199) entre os brasileiros. Já sobre a Delta, os goianos figuram em sexto lugar (652).

*Por Théo Mariano

Fonte: A Redação

Foto: Charles Krupa/AP