Sem categoria

Covid-19: Efetividade das vacinas contra casos graves chegam a 99% no Brasil

A efetividade das vacinas aplicadas no Brasil contra a covid-19 varia de 83% a 99% contra casos graves (internações e óbitos) em todas as faixas etárias. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicou nesta sexta-feira (10/12) uma análise dos quatro imunizantes aprovados e utilizados no País para combater a doença provocada pelo novo coronavírus. 

Para a população com menos de 20 anos, apesar da amostra ser considerada pequena pela Fiocruz, a proteção contra formas graves da doença e internação foi de 97% da AstraZeneca, 89% da CoronaVac e 98% da Pfizer.

A Pfizer apresentou os melhores resultados contra casos graves para a população até 59 anos, com 99% de proteção contra mortes e internações em todas as faixas etárias. Na sequência, a AstraZeneca também apresentou registros consistentes, com 99% de chance de evitar óbitos e uma variação de 88% a 99% de prevenir internações por covid-19 em pessoas adultas com menos de 60 anos. 

Em relação à CoronaVac, primeira vacina que passou a ser aplicada no País, ainda em 18 de janeiro, a análise da efetividade, segundo a Fiocruz, mostrou números positivos também de proteção para os adultos de até 59 anos, mas com mais variações do que os outros imunizantes: 89% a 95% de chance de evitar casos de morte; e 85% a 91% de internações.

Como a Janssen, única vacina de dose única aprovada no País, foi aplicada em um grupo significativamente pequeno de brasileiros, a Fiocruz considera “difícil” analisar a efetividade do imunizante de maneira mais detalhada. Ainda assim, mostra que, na população adulta de até 59 anos, a proteção contra óbito foi entre 78% e 94% e internações entre 88% e 91%.

*Por Théo Mariano

Fonte: A Redação

Foto: Prefeitura de Rio das Ostras