Sem categoria

Goiás recebe segunda remessa da CoronaVac com quase 30 mil doses, mas só deve distribui-las em fevereiro

A segunda remessa com 29,9 mil de doses da CoronaVac chegou na noite desta segunda-feira (25) a Goiânia, mas só devem ser distribuídas em fevereiro. Até o momento, o estado recebeu 278.530 doses das vacinas: foram 183.030 da CoronaVac e 65,5 mil da Oxford. Assim, em torno de 170 mil integrantes dos grupos prioritários já podem ser imunizados. O estado tem 7,1 milhões de moradores.

A caixa com a segunda remessa da CoronaVac viajou em voo comercial direto do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para Goiânia. Estas doses já foram guardadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e devem ser distribuídas aos municípios goianos apenas na primeira semana de fevereiro.

A campanha de imunização está vacinando o grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde:

  • Profissionais da saúde da linha de frente ao combate à Covid-19;
  • Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);
  • Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência e residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
  • População indígena vivendo em terras indígenas.

De acordo com a SES, há pouco mais de 87 mil pessoas nesses grupos. A pasta informou que os profissionais que atuam na linha de frente ao combate à Covid-19 representam 34% de todos os mais de 200 mil trabalhadores da área, mas que todos devem ser vacinados à medida que chegarem mais doses.

Até esta segunda-feira, uma semana após o início da vacinação contra a Covid-19 em Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde ainda não divulgou a quantidade de pessoas que receberam as doses. Segundo a pasta, o motivo é um problema no portal do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde informou em nota que o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) está funcionando normalmente, com cerca de 5 mil registros de vacinação por hora.

Segunda dose

O reforço da CoronaVac deve ser dado em até 28 dias, e essas segundas doses já estão garantidas aos mais de 87 mil que devem ser imunizados com o primeiro carregamento que chegou a Goiás há uma semana.

Diferente da CoronaVac, a AstraZeneca deve ter todo o lote usado em primeiras doses, ou seja, sem que o estado “segure” metade para garantir o reforço.

Segundo a SES, a decisão foi tomada porque a segunda dose da AstraZeneca só deve ser dada após 12 semanas da primeira aplicação, o que seria tempo suficiente para a chegada de nova remessa da vacina.

Fonte: G1 Goiás

Foto: Reprodução/TV Anhanguera