Sem categoria

Goiás aguarda cronograma do Ministério da Saúde para vacinação de crianças

Após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech, a Comirnaty, contra a covid-19 em crianças com idade de 5 a 11 anos, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás aguarda definição do Ministério da Saúde para dar início ao cronograma de imunização do grupo.   

“Antes de definir a data, é preciso esclarecer dúvidas com a Anvisa”, informou a Saúde estadual. De acordo com a Agência, a atenção deve ser redobrada uma vez que tanto a dose como a formulação da vacina a ser aplicada serão diferentes das aplicadas em jovens e adultos. O início da aplicação ainda está condicionado à chegada das doses adaptadas ao Brasil, o que pode fazer com que o público comece a ser imunizado só em 2022. 

A exemplo do que ocorreu nos demais grupos, a vacinação em crianças deve priorizar grupos consideradas como de risco. Um ponto muito importante, ressaltado pela diretora da Anvisa e relatora do processo de liberação do medicamento, Meiruze Sousa Freitas, é que pais ou responsáveis fiquem atentos com relação ao frasco da vacina, que terá cor laranja. Para adultos, o frasco é roxo. A administração da vacina em crianças será de duas doses de 10 microgramas com três semanas de intervalo. “O volume a ser aplicado é de 0,2 ml em uma seringa de 1 ml”, explicou a diretora.

*Por Adriana Marinelli

Fonte: A Redação

Foto: Reprodução/Twitter