Sem categoria

MP afirma que ex-secretário de saúde de Pires do Rio também furou a fila da vacina

O ex-secretário de Saúde de Pires do Rio, Assis Silva Filho, que vacinou a “mulher da vida dele” contra a Covid-19, também recebeu irregularmente uma dose da CoronaVac. A informação foi divulgada nesta terça-feira (26) pelo promotor de Justiça que investiga o caso, Marcelo Borges Amaral.

O promotor de Justiça ouviu seis trabalhadores da saúde na segunda-feira (25), que delataram que Assis Silva Filho usou o cargo de secretário de Saúde do município para mandar trabalhadores aplicarem doses em pessoas fora do grupo definido pelos Planos Nacional e Estadual de Imunização.

As testemunhas afirmaram ao promotor de Justiça que se sentiram coagidas e pressionadas pelo ex-secretário a realizar as imunizações indevidas. Além dele e da mulher, outra pessoa recebeu a dose de CoronaVac, de acordo com Amaral. Ela foi imunizada na própria casa.

Assis Filho pediu exoneração do cargo no fim de semana, após o juiz José dos Reis Pinheiro Lemes conceder liminar a pedido do MP para afastá-lo do cargo por 60 dias.

Segundo o promotor de Justiça, a investigação deve ser concluída até o fim desta semana, com a definição das providências que serão requeridas ao Judiciário goiano.

Na última quinta-feira (21), Assis fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais pedindo desculpas por ter, no dia anterior, priorizado a esposa na vacinação contra a Covid-19. Segundo ele explica no vídeo, a atitude foi tomada por zelo pela mulher que o acompanha no trabalho.

Assim como o ex-secretário, a mulher dele não se enquadra nos quesitos que as pessoas devem ter para receber as primeiras doses da vacina. Segundo diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), devem ser vacinados contra a Covid-19, com prioridade:

  • Profissionais da saúde;
  • Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);
  • Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência e residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
  • População indígena vivendo em terras indígenas.

Fonte: G1 Goiás

Foto: UOL Notícias