Sem categoria

Ministério Público conclui etapa do Ser Natureza em Orizona

O Ministério Público de Goiás (MPGO) realizou, na última semana, videoconferência para apresentação dos resultados da primeira etapa do serviço Ser Natureza desenvolvido em Orizona, que consistiram no cercamento das principais nascentes dos afluentes do Ribeirão Santa Bárbara, que abastece a cidade) e plantio de mudas em Áreas de Preservação Permanente APP, entre outras medidas de conservação.

Coordenada pelo promotor Diego Osório da Silva Cordeiro, a reunião com o grupo de trabalho do Ser Natureza contou com a participação de integrantes do Centro de Autocomposição Extrajudicial e Judicial (Caej), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), da Companhia Saneamento de Goiás S/A  (Saneago), da equipe da Promotoria local e parceiros.

Relatório de cercamento e recomposição florística das cinco nascentes, que compõem a primeira etapa do projeto, mostra que 2.072 metros de cercas foram levantados nas propriedades e plantadas 200 mudas de espécies nativas em uma delas. Em todas elas, o planejamento técnico foi seguido e a concretização das ações foram decorrentes de negociação entre produtores rurais e a Promotoria de Justiça local.

Em quatro dessas fazendas foi detectada a necessidade de trabalho de conservação de solo. Desta forma, o grupo deliberou o mapeamento das áreas e detalhamento das práticas indicadas, o que será realizado pela Semma e Emater, com conclusão dos serviços prevista para abril deste ano.

O grupo de trabalho deliberou, por fim, que a meta para 2022 será executara ações nas 14 nascentes remanescentes, a partir de um levantamento nas propriedades, cujas responsabilidades foram acertadas entre os parceiros presentes na reunião.

*Por Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO

Foto: Ministério Público de Goiás