Sem categoria

FAB enviará cargueiro para resgatar brasileiros na Ucrânia

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviará o cargueiro da Embraer modelo KC-390 Millennium para resgatar brasileiros que estão sendo evacuados da Ucrânia. A aeronave irá até Varsóvia, capital da Polônia, carregada com 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária. O voo sairá do Brasil na segunda-feira (7/3).

A decisão foi comemorada, na quinta-feira (3/3), pelo encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach. “Recebemos hoje a notícia que o governo do Brasil decidiu mandar uma carga de ajuda humanitária de 11,5 toneladas. Agradecemos muito por essa decisão”, afirmou Tkach, em entrevista coletiva na embaixada da Ucrânia. Questionado, o diplomata preferiu não detalhar o conteúdo da carga de ajuda humanitária.

“Não quero agora dizer o que vai ter nessa carga. Claro que geralmente não são todos os itens que nós pedimos, mas tem alguns itens em quantidade grande”, afirmou.

O voo fará paradas técnicas em Recife, Cabo Verde e Lisboa antes do seu destino final, na capital polonesa. Lá, os cidadãos devem embarcar conforme definições do Ministério de Relações Exteriores (MRE). A volta ao Brasil está prevista para quinta-feira (10). De acordo com o MRE, 110 brasileiros esperam retornar ao território brasileiro.

Para viabilizar a ajuda humanitária, o MRE – responsável pelo financiamento da missão — pode fazê-lo de duas maneiras: por meio de frete, o que requer um processo licitatório, por meio de missões emergenciais ou ao acionar o Ministério da Defesa, que é o caso do avião que embarcará na segunda.

O modelo de avião desta missão já foi usado em outras três missões humanitárias, em dois anos. Os destinos foram o Líbano, Uhan e Haiti. Para possibilitar tais missões, é necessário que haja uma negociação diplomática do Itamaraty com os outros países. A capacidade de transporte é estimada em 80 pessoas, sentadas.

*Por Bernardo Lima e Cristiane Norberto

Fonte: Correio Braziliense

Foto: Sd Wilhan / Força Aérea Brasil