Sem categoria

Silvaniense tem trabalho científico selecionado para Conferência Internacional de Medicina Regenerativa

Uma cientista silvaniense, que atualmente mora em Florianópolis, Santa Catarina, teve seu trabalho selecionado para ser apresentado na Conferência do Capítulo Europeu da Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (TERMIS) 2022, que será realizada na Cracóvia, Polônia, de 28 de junho a 1º de julho de 2022.

Manuela Machado Godói é filha de Luis Gomes de Godói e Luciana Machado Teodoro e é neta do Mané Sola, muito conhecido pela sociedade silvaniense. Ela viveu toda sua infância e parte da adolescência em Silvânia, cursando o Ensino Fundamental no Instituto Auxiliadora e o Ensino Médio no Colégio Estadual José Paschoal da Silva. Aos 17 anos, foi aprovada no vestibular da Universidade Estadual de Goiás (UEG) para Farmácia.

Segundo Manoela, ela se tornou uma cientista durante a faculdade de Farmácia por meio de programas de iniciação científica. Ela participou de experimentos de toxicidade de plantas típicas do cerrado, há muito usadas pela população. Adicionalmente, estudou sobre a fisiologia do estresse e como ele está relacionado à ansiedade e depressão.

Depois de terminar o curso de Farmácia, ela ingressou no Mestrado da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, onde estudou e morou de 2018 a 2020.

Atualmente, Manoela está cursando doutorado em Farmacologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Ela explica que seu doutorado é uma modalidade empresarial, em parceria com a Biocelltis Biotecnologia. Seu grupo de trabalho está desenvolvendo uma pele artificial para tratamento de queimaduras extensas e feridas cutâneas severas. Segundo ela, o grande objetivo desta pesquisa científica é entregar qualidade cicatricial aprimorada e reduzir custos do SUS em relação a manutenção de um paciente vítima de queimaduras.

Parte do resultado de suas pesquisas foi selecionada para ser apresentada na TERMIS, evento internacional de referência na área de Medicina Regenerativa, que acontece em junho, na cidade da Cracóvia, na Polônia.

Manoela destaca que devido aos cortes recentes dos recursos destinados às pesquisas científicas no Brasil, a viagem para a conferência na Polônia está comprometida por falta de verbas. Para isso, ela criou uma Vaquinha Online para que pessoas solidárias ao desenvolvimento da ciência possam ajudá-la a apresentar seu trabalho a nível internacional.

O link para ajudar a Manoela é https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-manu-a-ir-no-termis-2022.

Doações para ajudar a cientista silvaniense também podem ser feitas pelo PIX 702.724.811-57.

Para conhecer mais a Manoela e ter mais informações sobre como ajudar, o telefone para contato é (48) 99830-1906.

Fotos: Arquivo Pessoal