Sem categoria

Igreja do Bonfim de Silvânia poderá ser restaurada pelo projeto Caminhos de Devoção e Fé, do governo estadual

Silvânia poderá ser uma das cidades contempladas com os benefícios do projeto Caminhos de Devoção e Fé, do governador Ronaldo Caiado, que pretende restaurar 12 igrejas e três museus em cidades goianas.

De acordo com a secretária municipal de Cultura, Turismo e Juventude, Hélia Marina, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim deve entrar na lista dos templos religiosos a serem resturados pelo projeto.

Em entrevista à Rio Vermelho FM, Hélia Marina explicou que, desde o ano de 2021, ela vem buscando junto à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) recursos para o restauro da Igreja e do Museu instalado em seu interior.

Ela disse que historiadores de Silvânia fizeram um trabalho coletivo de análise histórica do templo e um relatório fotográfico da sua atual situação, que foi enviado para a Secult. E, na semana passada, a Secretaria de Cultura de Silvânia recebeu a visita de servidores da Superintendência de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura do Estado. Eles estiveram no município para fazer um levantamento orçamentário para a obra de restauração da Igreja Nosso Senhor do Bonfim.

Segundo Hélia Marina, a expectativa é que o templo receba os recursos do projeto Caminhos de Devoção e Fé, do governo estadual, e que, se a Igreja for uma das selecionadas para o restauro, as obras devem ser iniciadas no final do ano, com previsão de seis a um ano de trabalhos na resturação do templo e das obras em exposição no museu.

Hélia destaca que a Igreja Nosso Senhor não passa por uma completa restauração há 20 anos e que sua estrutura está muito comprometida. Ela afirma que os recursos para a restauração podem chegar a dois milhões e meio de reais.

Foto: Jeferson Guerra/Google Street View