Sem categoria

Catalão pode liberar uso de máscaras em locais fechados

O secretário de saúde de Catalão, Velomar Rios, afirmou que o município pode ter novidades nesta semana com relação ao uso de máscaras em locais fechados, o que ainda é obrigatório por recomendação do Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus- Covid-19. A ideia é sugerir a retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, mas mantendo a sugestão de que pessoas imunossuprimidas e de outros grupos de risco mantenham o uso do acessório.

A tendência é que essa definição ocorra nos próximos dias, após avaliações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-Goiás) num período seguinte à liberação do uso de máscaras em ambientes externos. Alguns locais onde a obrigatoriedade deve seguir estão sendo discutidos pelas autoridades de saúde.

“Teremos novidade. Estamos trabalhando junto com nossa equipe técnica de epidemiologia, checando as ideias que eles têm também, e devemos, nesta semana, ter novidades sobre o uso de máscaras em ambientes fechados, seguindo as diretrizes  da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás”, destacou o secretário Velomar Rios em entrevista ao Zap Catalão nesta segunda-feira (28).

Velomar destacou ainda que existem algumas recomendações, “nesta terça-feira, 29, o Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Covid-19 estará se reunindo. Iremos fazer uma análise para nós, então, publicarmos a nova nota de recomendação à Prefeitura de Catalão, acredito eu, que pelo cenário em que estamos vivendo, nós iremos seguir à recomendação do Governo do Estado”, disse.

Para o secretário esta definição de liberar o uso das máscaras em locais fechados não significa que a pandemia está vencida, tanto que mesmo com a liberação em locais fechados seguem importantes os cuidados da população. Já que o uso não será proibido, mas facultativo. “A tendência é liberar em ambientes fechados nesta semana, sim. Então é importante que nesse momento a gente consiga flexibilizar. Porém, ainda nos chama muita atenção essa questão de ambientes, como as reuniões, e também, nos preocupam as grandes aglomerações e locais como hospitais e UPA, UBSs”, disse Velomar.

A partir de agora, cidades com mais de 75% da população acima de 5 anos vacinada, que já estavam autorizadas a liberar o uso em locais abertos, passam também a desobrigar o uso da proteção em ambientes fechados.

A recomendação é que a medida seja adotada apenas em locais sem aglomeração. O COE levou em consideração o trabalho de equipes da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e da Associação Médica Brasileira.

Fonte: Zap Catalão

Foto: Poder 360