Sem categoria

Depois de dois anos, Bloco do ID volta a desfilar pelas ruas de Silvânia no Sábado de Aleluia

Depois de dois anos sem desfilar pelas ruas de Silvânia por conta da pandemia de Covid-19, o Bloco do ID faz seu oitavo desfile no Sábado da Aleluia, dia 16 de abril.

A concentração será a partir das 18:00 horas, no estacionamento do Estádio João Caixeta. Às 21:00 horas, o Bloco começa a percorrer a Avenida Dom Bosco, Rua 24 de outubro, Praça da Matriz, Avenida Mário Ferreira, com encerramento na Praça do Rosário, onde os foliões brincam o carnaval das marchinhas.

Este ano o Bloco do Id tem como homenageada Ana Corina Marques, a Tia Corina, que por quase 30 anos foi merendeira no Instituto Auxiliadora.

Em 2022, o Bloco do Id sai pela oitava vez animando os foliões de Silvânia, depois de ter seus desfiles cancelados em 2020 e 2021 por causa da pandemia de Covid-19. Ele foi criado por um grupo de amigos em 2013 com o objetivo de promover um carnaval para as família e com animação das conhecidas marchinhas carnavalescas, sempre prestando homenagem a uma personalidade da cidade.

O primeiro homenageado foi o Id, que inclusive dá nome ao Bloco. Em seguida vieram as homenagens a Nigrinha da Carlota, Dito Sacristão, Isaura Enfermeira, Professor Orlandinho, Ana Maria do Afonso e Dr. Jorge Chadud. O homenageado é sempre caracterizado por um boneco gigante e por uma marchinha especialmente composta para cada ano.

A cada ano, o Bloco do Id arrastou mais de duas mil pessoas pelas ruas de Silvânia.

Tia Corina é a homenageada pelo Bloco do Id em 2022

A homenageada

O Bloco do Id homenageia em 2022 a saudosa Tia Corina, Ana Corina Marques.

Filha de Clarimunda Ferreira e José Pontes de Assis, teve 6 irmãos e nasceu em 09/02/1939, no então Povoado de Patrimônio de São Miguel do Passa Quatro, que pertencia ao município de Silvânia. 

Cursou o chamado Ensino Primário em pequena escola na zona rural onde moravam e depois mudou-se, juntamente com a família, para Silvânia. 
Aos 8 anos já auxiliava a mãe nos afazeres domésticos, inclusive, fazendo biscoitos e outras quitandas para a Vendinha do pai. 

Em 1958, casou-se com Miguel Marques, com quem teve 5 filhos: Carlos, Janda, Luiz, Kleber e Cíntia.

Sempre muito trabalhadeira, laborou em casas de família, lavou roupas para os alunos internos do Ginásio Anchieta e foi também merendeira no Instituto Auxiliadora por quase 3 décadas, tendo se aposentado em 1999, sempre exercendo um serviço digno, com amor e carinho. Foi lá que ela ficou conhecida por “Tia Corina”. 

Para além de seus dotes culinários, foi mulher guerreira e sábia, esposa dedicada, mãe amorosa, avó maravilhosa de 6 netos e, bisavó coruja de 4 bisnetos. 

Ela faleceu em 07/08/21 após uma vida de puro carinho e amor de verdade! Seu legado se resume em dedicação ao trabalho, amor ao próximo, resiliência e, sobretudo, simplicidade.

Por tudo isso, o Bloco do Id presta justa e sincera homenagem a essa grande mulher.

Fotos: Reprodução Instagram/Bloco do Id