Sem categoria

Vianópolis registra 1º caso de Chikungunya

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Endemias, registrou o primeiro caso de Chikungunya em Vianópolis.

Uma mulher, moradora do Centro da cidade, com idade entre 30 e 40 anos, contraiu a doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, também transmissor do vírus da dengue. Ela está bem, apesar de sentir muitas dores.

Após o surgimento do primeiro caso em Vianópolis, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu um comunicado informando que o vírus Chikungunya está circulando no município.

O comunicado convoca a população para intensificar o combate ao mosquito transmissor, que é o mesmo da dengue. Esclarece o comunicado que a Chikungunya provoca sintomas crônicos, o que aumenta a importância da prevenção.

O controle do mosquito depende do engajamento da população, porque as ações de vigilância e controle de vetores, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo aplicadas.

Chikungunya

A Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos com a Dengue. A doença se destaca por dores e inchaço nas articulações, enquanto que a Dengue, pelas dores no corpo.

Alguns sintomas da Chikungunya duram em torno de duas semanas: todavia, as dores articulares podem permanecer por vários meses e até anos. Além disso, a doença, durante o período de sintomas, deixa inúmeras manchas no corpo da pessoa.

Casos de morte são muito raros, mas a doença em virtude da persistência da dor, afeta bastante a qualidade de vida do paciente.

*Com informações do Correspondente Vianopolino

Fotos: Reprodução/Internet