Sem categoria

Goiás já registra mais mortes por dengue em 2022 do que em todo ano passado

A quantidade de mortes por dengue em Goiás neste ano  já supera o quantitativo total registrado ao longo de 2021. Após pouco mais de cinco meses de 2022, o Estado notificou 36 óbitos pela doença, enquanto foram confirmados 33 em todo o ano passado. Há ainda 127 mortes suspeitas de ter alguma relação com a dengue, todas registradas entre janeiro e maio. Os dados constam na plataforma de monitoramento disponibilizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e foram checados nesta segunda-feira (16/5).

De acordo com os números contabilizados pela pasta, a quantidade de casos de dengue triplicou se compararmos as semanas 1 e 18 do último ano e do ano atual. Em 2021, no respectivo período, foram notificadas 36.462 infecções; enquanto neste ano, já são mais de 145 mil infectados pela doença no Estado. Mais de 110 municípios goianos possuem grau de risco considerado alto, de acordo com o Mapa de Incidência da dengue disponibilizado pela SES-GO.

Desde o início do ano, o Estado de Goiás lidera ou ocupa as primeiras posições do País em transmissão e mortes por dengue. O último boletim de monitoramento dos casos de arboviroses até a semana 18, divulgado nesta segunda-feira (16/5) pelo Ministério da Saúde, aponta Goiânia como a cidade com maior registro de casos da doença por 100 mil habitantes e Aparecida de Goiânia na quinta posição.

*Por Théo Mariano

Fonte: A Redação

Foto: Agência Cora de Notícias