Sem categoria

Goiás Turismo realiza 1º Congresso Brasileiro de Trilhas

A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), em parceria com a Rede Brasileira de Trilhas, realiza o 1º Congresso Brasileiro de Trilhas (CBT), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, de 25 a 29 de maio. O evento, em formato híbrido, irá reunir, pela primeira vez, os principais especialistas em trilhas de longo curso nacionais e internacionais. A transmissão on-line será realizada no canal da Rede no Youtube.

As trilhas de longo curso têm como objetivo a conexão das paisagens, funcionando como ferramenta para conservação ambiental e, também, oportuniza aos municípios envolvidos a transformação do turismo local, com geração de desenvolvimento econômico e social. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), no cenário pós-pandemia, os viajantes têm procurado destinos que oferecem maior contato com a natureza. Com isso, o mercado do ecoturismo e turismo de aventura é cada vez mais promissor.

O presidente Goiás Turismo, Fabrício Amaral, afirma que o Estado é referência no segmento de trilhas de longo curso e pretende fazer do congresso uma oportunidade para divulgar o ecoturismo goiano. “Teremos dezenas de trilhas reunidas, governança, participação de palestrantes internacionais. De fato, será um marco para esse segmento no qual a gente tanto acredita”.

O 1º CBT visa à integração e capacitação dos atores envolvidos na implementação das trilhas de longo curso no território nacional e contará com a presença de integrantes de diversos segmentos e de gestores de trilhas em países das Américas do Norte, Central e do Sul para troca de experiências. Na ocasião, sob a liderança da World Trails Network, serão discutidas as bases para uma Rede Pan Americana de Trilhas.

De acordo com o presidente da Associação Rede Brasileira de Trilhas, Hugo de Castro, Goiânia foi escolhida para sediar o congresso pelo protagonismo de Goiás na implantação de trilhas importantes, como o Caminho de Cora Coralina, Caminho dos Veadeiros e Caminho do Pai, que fazem parte da TLC Caminho Goyazes.

“A escolha também se deu pela ótima relação que temos com o Governo de Goiás e, principalmente, pela vontade de transformar trilhas em políticas públicas. Queremos melhorar a governança de todos os atores do segmento, trocar experiências e fortalecer as trilhas de todo o Brasil”, afirmou o representante da associação.

O evento contará com palestras, minicursos, oficinas técnicas, fóruns para acordos institucionais, mostra fotográfica e visitas técnicas em trilhas de Goiás. Serão cinco dias de atividades simultâneas à Feira de Negócios – X – Trilhas, com parceiros dos setores público e privado. Na programação está prevista, também, apresentação de casos de sucesso – como a Rota Vicentina de Portugal e a Rede Boliviana de Trilhas.

Entre os nomes confirmados estão: a arquiteta referência no cicloturismo, Renata Falzoni; o especialista em marketing digital no Turismo, Thiago Akira; a cofundadora da Rota Vicentina, Marta Cabral. Os interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, no link: bit.ly/1-congresso-trilhas, onde também está disponível a programação do evento.

*Por Juliana Carnevalli

Fonte/Foto: Agência Cora de Notícias