Sem categoria

Vianópolis adere ao serviço Ser Natureza, do Ministério Público de Goiás

O Ministério Público de Goiás (MPGO) promoveu na quarta-feira, 22 de junho, reunião virtual com gestores do município de Vianópolis para apresentar o projeto de gestão de solo e águas na microbacia do Córrego Dirceu, conforme planejado pelo Ser Natureza, serviço da instituição para preservação e recuperação de mananciais de abastecimento. 

O estudo técnico, de responsabilidade da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), mostrou problemas ocasionados pelas ações antrópicas, ou seja, as provocadas pelo homem sobre o meio ambiente. Em razão disso, foram enumeradas quais as nascentes precisam de cercamento, colocação de cacimba (estrutura para retenção de água), manilhas e plantio para a recuperação desejada. 

Neste diálogo, a Saneamento de Goiás S/A (Saneago) mencionou a questão de loteamento próximo à nascente, ressaltando a importância de promover a drenagem no local para não prejudicar as nascentes.

Reunião virtual definiu estratégias de proteção ambiental
Contrapartida do município inclui maquinário para ações de recuperação

Na reunião, os representantes do município reafirmaram a adesão à proposta recuperatória e, inclusive, informaram que a administração entrará com a contrapartida para o uso dos maquinários necessários à execução das medidas de recuperação das nascentes.

Os apoios técnicos, de recursos materiais e de trabalho serão apresentados aos proprietários rurais onde estão localizadas as áreas degradadas em agosto, para que as ações sejam colocadas em prática ainda em setembro.

Participaram do encontro o promotor de Justiça de Vianópolis, Lucas César Costa Ferreira, que levou o Ser Natureza à comarca, e as integrantes da Coordenadoria de Assessoramento à Autocomposição Extrajudicial e Judicial (Caej) do MP Adriane Chagas Santana Oliveira e Maria José Ferreira Soares.

Pela Secretaria de Meio Ambiente de Vianópolis, estiveram presentes Jacqueline de Fátima Carvalho Caixeta, Dalton de Souza e Márcia Maria Caixeta.Priscila Garcia Angela, Mariusa Aparecida Lima Santos e Genia Guimarães Santos representaram a Saneago. Euler Fernando Leão e Luciene Ribeiro da Silva expuseram os estudos elaborados pela Emater.

*Por Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social do MPGO

Fonte: Ministério Público de Goiás

Fotos: Prefeitura de Vianópolis / Acervo da Promotoria de Vianópolis