Sem categoria

Geraldo Coelho Vaz lança livro sobre Ipameri

Pesquisador e poeta, o escritor Geraldo Coelho Vaz lançou nesta quarta-feira, 29 de junho, na Academia Goiana de Letras, o seu 25º livro, “Ipameri e a família Vaz da Costa”. A obra conta a história dessa cidade, que surgiu em 1816 como Arraial do Vai-Vem, foi a primeira comunidade goiana a contar com energia elétrica gerada no próprio município e uma das primeiras do Centro-Oeste brasileiro a dispor desse tipo de energia, antes mesmo da capital do estado; apresenta a genealogia da família Vaz, uma das fundadoras de Ipameri, e traz efemérides ipamerinas.

Um dos mais destacados autores goianos, presidiu as principais entidades culturais goianas. Recebeu o Prêmio Clio de História, da Academia Paulistana de História; e em 2007 foi o vencedor do Prêmio Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, com o livro de poemas “O Outro Caminho”, que tem prefácio do poeta e crítico de literatura Ivan Junqueira, que na época era presidente da Academia Brasileira de Letras.

Livro de Geraldo Coelho Vaz foi lançado nesta quarta-feira, em Goiânia

Autor

O escritor Geraldo Coelho Vaz nasceu em Goiânia, no dia 24 de setembro de 1940. Formado em Direito pela Universidade Católica de Goiás, foi Professor de Direito Penal e Direito Processual Penal na Escola dos Oficiais da Polícia Militar do Estado. Repórter, por muitos anos, da “Folha de Goiaz”, dos Diários Associados, colaborou com diversos jornais goianos.

Presidente por três mandatos da Seção de Goiás da União Brasileira de Escritores (UBE-GO), é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e da AGL, tendo também presidido ambos, e outras entidades culturais. Foi um dos fundadores do Grupo de Escritores Novos (GEN), movimento literário que polemizou a literatura goiana. Foi Secretário de Estado de Cultura. É verbete da “Enciclopédia Afrânio Coutinho”, do Ministério da Educação (1990).

Fundou os jornais “A Voz do Escritor”, “Mutirão Cultural” e “Painel Cultural”. Participa ativamente do movimento cultural do estado e recebeu o Troféu “Tiokô”, conferido pela UBE-GO. Em 2004 recebeu a Medalha “Hugo de Carvalho Ramos”, do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, e o Prêmio Clio de História, da Academia Paulistana de História, com o livro “Senador Canedo – Vida e obra”; e a Comenda “Grão-Mestre da Ordem do Mérito Anhanguera”, do Governo goiano, no grau de Comendador, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás. 

*Por Jales Naves

Fonte: A Redação

Fotos: Portal Goiás / Divulgação